Rio Paiva | Descubra o mais belo rio de Portugal

Rio-Paiva-aldeia-de-meitriz
Rio Paiva aldeia de Meitriz

Os principais cursos de água do concelho de Arouca são os rios: Arda, Paiva, Paivó, Caima, Urtigosa, Ardena, Inha, Insua e as ribeiras de Moldes, de Rio de Frades e da Aguieira.
É o maior rio com 110 km e de todos o mais caudaloso.
É um típico rio de montanha. As suas águas correm bravas no fundo de abruptos desfiladeiros. Podemos apreciar a calmaria das suas águas nas numerosas praias fluviais da Paradinha, Areinho, Janarde, Meitriz, Vau e Espiunca.

Onde nasce o Rio Paiva?

Nasce em Nave, na Serra de Leomil, concelho de Moimenta da Beira a 1000 metros de altitude e desagua em Castelo de Paiva, na margem esquerda do Douro. As suas águas são consideradas das menos poluídas da Europa e providenciam uma fauna piscícola abundante. São também frequentes as praias fluviais que o troço inconstante do rio proporciona.

Quais são as praias fluviais do Rio Paiva?

São várias as praias fluviais que surgem ao longo do seu sinuoso trajeto. A beleza e o contacto direto com a natureza que estes lugares oferecem, tornam-nos numa das principais atrações de Primavera e Verão para piqueniques ou passeios de família.
De realçar que nem todas as praias fluviais são vigiadas, o que obriga a cuidados redobradas dado que as correntes mudam rapidamente.

Praia fluvial do Areinho

A praia fluvial do Areinho localiza-se no Areinho, freguesia de Canelas, sendo um dos pontos de partida/chegada dos Passadiços do Paiva.
É o local ideal para um banho refrescante nos intensos dias de calor do Verão.

É também o local de início de várias atividades radicais como a canoagem, rafting, em particular no Inverno, altura em que o caudal do rio está bastante cheio e permite tirar partido dos rápidos e caminhos aventureiros desta magnífica dádiva da natureza.

Sendo um local bastante mais movimentado e praia fluvial do Areinho concessionada são oferecidas outras infraestruturas de apoio à praia fluvial, como vigilância por 2 nadadores salvadores (916696736 ou 916122232), como balneários com casa de banho, duche e Posto de Socorro Oferece também um bar da praia com esplanada e parque de estacionamento para cerca de 50 viaturas.

Coordenadas GPS: 40.952720, -8.176456

Praia fluvial da Espiunca

A praia fluvial da Espiunca localiza-se do lado esquerdo da ponte da Espiunca para quem vem de Arouca. É uma das praias fluviais atravessadas pelos Passadiços do Paiva e possui bar com esplanada que proporciona belos momentos de descanso.
Existem casa de banho.
As Coordenadas GPS são 40.993339, -8.212753

Praia fluvial do Vau

Praia-do-Vau-Passadiços-dos-Paiva

A praia fluvial do Vau situa-se na freguesia de Canelas, Arouca, incorporada no percurso dos Passadiços do Paiva. Aqui, é possível descansar por uns momentos, recarregar baterias no Bar de apoio à praia, tomar um banho fresco e seguir viagem pelos Passadiços. É também possível chegar à praia de carro.
Não existem casas de banho.
Coordenadas GPS: 40.934808, -8.174480.

Praia fluvial da Várzea

Esta praia fluvial é particularmente propícia aos banhos, já que nesta zona o leito do rio não apresenta rápidos e é pouco profundo. Situa-ase no Lugar da Várzea, em Bairros, Castelo de Paiva.
Coordenadas GPS: 41.027075, -8.239661

Fauna do Rio Paiva

A fauna piscícola e flora são verdadeiros tesouros guardados por entre os vales percorridos. De destacar a fauna rica e variada como a toupeira-de-água, a lontra, o lagarto-de-água, a salamandra, a rã-ibérica e o tritão-marmorado.
Merecem ainda destaque a presença de algumas espécies piscícolas endémicas, como a boga, e a ocorrência de uma das raras populações de mexilhão-do-rio.

É possível encontrar, ainda que cada vez mais escassos mamíferos como o lobo, a raposa, o ouriço-cacheiro, o javali e o coelho-bravo.

Principais atrações