Descobrir Arouca

516 Arouca – Ponte pedonal suspensa do Paiva

Ponte pedonal Paiva

516 Arouca - a maior ponte pedonal suspensa do Mundo

Imagine que atravessa dois vales de um lado ao outro por uma ponte mas desta feita, conseguirá ver tudo à sua volta, incluindo o fundo do vale debaixo dos seus pés…. Sim, será assim a ponte 516 Arouca transparente e envidraçada!

É este cenário que a futura 516 Arouca ponte suspensa sobre o Paiva lhe promete. E acredite que será preciso muita coragem para a atravessar.

Porque é especial a 516 Arouca ponte suspensa?

A ponte será feita em grelha metálica tipo “gradil” a partir da qual será possível vislumbrar o rio Paiva mesmo debaixo dos seus pés! Está previsto assim, que o tabuleiro da ponte seja transparente para tornar a travessia ainda mais interessante!

Mas não se preocupe porque terá redes de guarda e uma largura de 1,20 metros.

Inicialmente projetada para ter 480 metros de comprimento, tem agora previstos 516 metros. Isto porque pretendeu-se bater a sua congénere e atual detentora da feito de maior ponte pedonal suspensa do mundo, a ponte ponte Charles Kuonen  na Suiça.

E ficará suspensa a 175 metros de altura em relação ao leito do rio paiva!

A ponte ligará a escarpa da Cascata das Aguieiras e  a zona perto da Garganta do Paiva, dois dos 41 geossítios do Arouca Geopark.

Quando será inaugurada a 516 Arouca ponte suspensa?

Ainda durante 2019 será então possível atravessar o Rio Paiva por esta ponte pedonal envidraçada sobre o rio Paiva, segundo a própria Câmara Municpal de Arouca. Permitirá usufruir das paisagens deslumbrantes que os montes circundantes ao rio Paiva proporcionam. O acesso à ponte será pago e os visitantes vão poder aceder a várias pacotes de acesso. Um para atravessar apenas a ponte e outro para completar com o percurso dos Passadiços do Paiva.

Inspirada nas pontes Incas que atravessam os vales das montanhas dos Andes, esta estrutura fará assim parte dos Passadiços do Paiva do Arouca Geopark.

Veja o vídeo de apresentação da 516 Arouca ponte suspensa

Mas o melhor será ver o vídeo seguinte da autoria do Município de Arouca e apresentado pela Presidente da Câmara de Arouca, Margarida Belém, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.
Conheça o vídeo de apresentação da maior ponte pedonal suspensa do Mundo!

Deixe um comentário