Explorar Arouca

10 dias de recriação histórica da vida no Mosteiro de Arouca

Confecao-de-velas-freiras-do-mosteiro-de-arouca

Arouca já nos habituou a dar o melhor de si em prol da história, do conhecimento, da tradição e da promoção dos costumes antigos. Desta feita, durante o mês de julho de 2019 Arouca entra novamente em festa, na Recriação Histórica da vida no Mosteiro de Arouca do Programa “Arouca, História de um Mosteiro”, durante 10 dias, para celebrar a vida e os costumes barrocos vividos no Mosteiro de Arouca nessa época em que a expressão do excesso, da ostentação, das emoções fortes transmitidas pelas artes, musica, dança, arquitetura atingiam o seu auge.

Programa de Recriação Histórica da vida no Museu de Arouca

Serão 3 atividades que incluem o programa dos “Retratos do Barroco”, o lançamento da I Bienal de Organistas do Mosteiro e na recriaçãoArouca – História de um Mosteiro.

Retratos do Barroco (12 a 17 julho)

O programa dos “Retratos do Barroco” inclui:

  • Mostra de doces conventuais e licores
  • Jantar barroco acompanhado por dança barroca
  • Workshop de douramento de madeira e iluminura
  • Workshops de velas artesanais
  • Espetáculo de “commedia dell”árte”
  • Uma noite no Mosteiro

Ver informação mais detalhada do Programa Retratos do Barroco
A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória.

Retratos-do-Barroco

I Bienal de Organistas (13 e 14 julho)

Será mais dirigido aos entusiastas da música sacra, anda que apreciar o fantástico órgão de tubos do Mosteiro seja sempre um programa interessante.

Incluído no programa dos “Retratos do Barroco”, no sábado, o órgão de tubos ibérico do Mosteiro de Arouca construído em 1743, entra em ação e dá-se a conhecer num encontro musical onde a sua sonoridade singular será apreciada. Será dado especial ênfase à evolução da música sacra desde o barroco até aos dias de hoje, em particular numa masterclass de órgão e um concerto por alunos e professores.

No domingo, terá lugar uma leitura de partituras antigas do espólio musical do Mosteiro de Arouca e de um antifonário no séc. XIX e que culminará num concerto de coro no espaço do cadeiral do Mosteiro.

Ver Programa Retratos-do-barroco-2019.
A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória.

Orgao-mosteiro-arouca

Recriação “Arouca – História de um Mosteiro” (19 a 21 de julho)

O ponto alto destas celebrações da época barroca são sem dúvida os dias da recriação histórica da vida no Mosteiro de Arouca. Centenas de figurantes, voluntários, representarão os hábitos e costumes das monjas da Ordem de Cister que toda a sua vida viveram e deram vida ao Mosteiro.

É uma autêntica viagem no tempo!

As monjas são as personagens principais que nos levam a conhecer como era viver enclausuradas no castelo em nome da sua fé. O dia-a-dia da oração, da manutenção e conservação do Mosteiro, da eleição da abadessa, da feitura dos doces conventuais e oferenda benemérita à população, ao momento em que as jovens deixam a vida fora do Mosteiro e cortam os seus longos cabelos e se entregam a Deus e à clausura, o momento da morte da última freira. A vida fora do Mosteiro fervilha, com festejos ao S. Bernardo e descanso dos seus ofícios de artesãos, as crianças saltam e dançam, a música ecoa à volta do Convento, só interrompida pelo anúncio da iminência das chegadas dos invasores franceses e das lutas liberais mesmo à porta do Mosteiro, que põem em risco a calma e sossego da população.

São momentos únicos, cheios de história e de histórias que Arouca nos proporciona.

Mais informações no site da C.M.Arouca

Deixe um comentário